sexta-feira, 2 de março de 2012

Polo cachoeirense recebe nota máxima em avaliação da Capes

http://www.jornaldopovo.com.br/site/noticias_interna.php?intIdConteudo=161586

O Centro Regional de Educação à Distância Ciência e Tecnologia Vale do Jacuí (Universidade Aberta do Brasil/Cachoeira) recebeu nota máxima na avaliação in loco feita pelo Ministério da Educação através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O polo cachoeirense da UAB foi visitado no dia 15 de dezembro último e recebeu avaliação AA, o que significa estar totalmente apto a oferecer cursos sem nenhuma restrição. A avaliação, explica a coordenadora do polo, Rosane Brendler Keller, é permanente, mas in loco ela é feita de dois em dois anos.
Na última vez em que foi vistoriado pelos técnicos do MEC, em 2009, a avaliação era com notas de zero a cinco e o polo havia obtido conceito quatro, sendo indicadas algumas melhorias. De lá para cá, o espaço da UAB foi ampliado em 500 metros quadrados, passando dos 800 para os 1,3 mil metros quadrados. Além disso, todas as salas foram climatizadas e estruturadas com mobiliário e equipamentos multimídia para as aulas através de videoconferência.
No documento do avaliador Washington Luiz Borges, onde deveriam constar instruções para melhorias estruturais ou indicações para o polo cachoeirense está a expressão que não deixa dúvidas sobre a qualidade da UAB em Cachoeira: “Excelente estrutura, inquestionável”. A única ressalva feita no documento é com relação à garantia de renovação do aluguel do prédio, que vencerá no dia 17 de novembro deste ano.
SATISFAÇÃO - Questionada sobre o sentimento em relação à avaliação dos técnicos, Rosane disse que não esperava um resultado diferente. “Sei o quanto se fez e como buscamos parâmetros em outros polos para ter a melhor estrutura possível”, comentou. Ela fez questão de dividir com os funcionários, professores e com o gestor do polo, a Secretaria de Desenvolvimento, citando o titular Ronaldo Tonet, além da Secretaria de Educação, os louros pelo resultado da avaliação. “A sensação é de missão cumprida. O polo não existe sem a presença do gestor e eles têm sido parceiros. Tonet foi parceiro desde o início e a Smed nos garante os recursos humanos”, destacou.
 >> IMPORTANTE


O polo da UAB possui no total 16 colaboradores, entre funcionários e professores. Além dos cursos de nível superior, o Cead Vale do Jacuí possui também ensino técnico e em breve deve inaugurar um centro de inclusão digital.
O NÚMERO

R$ 102 mil

Valor anual disponibilizado pela Prefeitura para manutenção do Cead Vale do Jacuí.
UAB tem mais de 1,2 mil alunos
Conforme a coordenadora da UAB/Cachoeira, Rosane Brendler Keller, a instituição conta hoje com mais de 1,2 mil alunos, entre os acadêmicos de cursos superiores e dos cursos técnicos. Três turmas de Gestão Pública já foram formadas em Cachoeira e mais duas, uma de Matemática e outra de Pedagogia, se formam ainda este ano.


Um dos principais sonhos da UAB é possuir um prédio próprio, já que a estrutura atual, apesar de perfeitamente adaptada e bem estruturada, é alugada. Existe um projeto para captação de R$ 2,5 milhões que deverá ser buscado pela Prefeitura para construir na Rua 7 de Setembro o prédio próprio da UAB. Outra alternativa seria a compra do atual prédio, que pertence à família Tischler.

>> ATENÇÃO
O Cead Vale do Jacuí possui 630 estudantes matriculados atualmente, divididos em seis cursos de licenciatura, cinco de aperfeiçoamento, uma especialização e um tecnólogo.


Tonet incentivou crescimento do polo
O secretário municipal de Desenvolvimento Ronaldo Tonet é uma das figuras diretamente responsáveis pelo crescimento do polo da UAB cachoeirense. Como gestor, ele garantiu os recursos necessários para estruturar a universidade. Aluno da instituição, Tonet sabe a importância que o projeto tem para o futuro de Cachoeira através da qualificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário